Outubro Rosa - Estilo de vida ajuda a prevenir o câncer de mama

O mês de outubro é rosa, para conscientizar pessoas no mundo todo sobre o câncer de mama. O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura, mas a prevenção ainda é o melhor remédio e está relacionada à manutenção de um estilo de vida saudável. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o sobrepeso, a obesidade e a falta de atividades físicas aumentam o risco de desenvolver o câncer de mama, além de prejudicarem a qualidade de vida como um todo e potencializarem a incidência de outras doenças. É por isso que, quanto mais cedo houver a mudança de hábitos, melhor. 

Uma dica para ter uma vida mais saudável é evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, gorduras e açúcares, por exemplo. Os médicos também recomendam ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras, porque elas são fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras. A prática de exercícios físicos também deve ser incluída no combo da saúde.

Fazer as consultas de rotina, adiadas por conta da pandemia, é fundamental. Além do checkup, que é importante em qualquer idade, mulheres com mais de 40 anos precisam fazer mamografia, anualmente. No dia a dia, o autoexame é essencial para a prevenção e para o combate ao câncer de mama, que ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.